quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Stifling Development

É estranho como uma simples fala, ou um singelo olhar, ou leve mudança em alguma atitude rotineira pode diferenciar seu dia. Como uma música daquelas que você escutou incontaveis vezes na sua vida pode se tornar algo marcante, pode ser reconfortante ou revoltante. Como um simples seriado televissivo se transforma em algo importante em sua existencia, seja por suas frases de efeito, por seus personagens fortes ou apenas por leves similiaridades com tudo o que já passou.
A capacidade que temos de simplesmente anexar um fato, uma frase, um gesto... Alguma coisa que pode ser minima a nossa existencia e quem sabe o por que, mas asimilamos e de tal modo que algumas vezes mudam parte de nosso ser, nosso jeito de ser, agir e quisá até de sentir. Porém, inumeras vezes esse pequeno fato, essa mudança nos torna melhores, não que sejamos melhores como seres humanos ou com os outros, mas sim, de um modo mais egoista. Ficamos mais satisfeitos com o ser que vemos diante do espelho todas as manhãs.
Não que sejamos seres dos quais devemos nos orgulhar - mesmo que haja certa beleza nessa imperfeição humana - não que seja interessante demonstrar como se acha melhor, como está menos revoltado por não ser rico, bonito, ou quem sabe até feliz. Mas é deveras chamativo como realmente ficamos mais contentes com o que acontece, ou mais triste. O fato é que mudamos algo em nós em questão de segundos e pra sempre, por algo que poderia ser insignificante.
É estranho, mas será que isso está correto? Será que deveriamos ser tão influenciados a ponto de mudar tão rápidamente? Será que no final, essa mudança vale mesmo a pena, esse momento de egoismo do dia seguinte é tão relevante?