terça-feira, 12 de maio de 2009

Perguntas sem respostas

Há alguns dias atra fui pego por uma pergunta no minimo interessante e vindo de uma pessoa no minimo estranha, por que convenhamos, quando se tem uma sobrinha de 4 anos e de repente ela chega e te puxa num cantinho e pergunta: "Tio Bruno, pq o senhor nunca ta feliz?"
E como explicar pra uma criança que a sua felicidade depende unicamente das suas escolhas, e que no final nos fazemos nossas escolhas pensando mais em outras pessoas que em nos, e que quando aquelas pessoas pensam nelas mesmas e nos ferem, e nos deixam desolados, que a unica coisa que nos resta é levantar a cabeça e continuar mesmo sem sorriso.
Por que assim como uma criança me disse que eu nunca estava feliz, um dia uma velha, hoje saudosa, me deixou a lembrança daquela frase: "Sabe meu neto, seres humanos não tem almas, eles tem esperança, e por isso continuam a procurar a felicidade, mesmo depois de tanta dor e de tantas guerras."
E eu fico pensando se as vezes toda essa esperança é realmente necessaria, se a desistencia dessa tão famosa e quase impossivel felicidade pra algumas pessoas não é a coisa certa.
Por que certos acontecimentos s mostram profundo demais pra que se possa continuar nessa busca constante, como uma mãe ou um pai seriam capazes de prosseguir após a morte de um filho? Como um desportista que passou a sua vida se preparando pra uma medalha olimpica conseguiria seguir se ficasse paraplegico? Como alguem poderia seguir após ver algo traumatizante como um assassinato? Ou como uma pessoa seguiria após ser estuprada?
As vezes a profundidade dos acontecimentos e como nos reagimos a eles, se mostram mais dificeis de se esquecer ou transpor, as vezes não somos mais felizes por que deixamos a nossa felicidade ir embora.
Mas como dizer isso pra uma criança, como dizer pra ela que no futuro ela pode ser infeliz, assim como vc e por culpa dela mesma.
Como simplesmente aceitar?

2 comentários:

  1. aceitar eh facil,dificil é conviver com o fato de nem todo o sapo vira principe,por mais que você se esforce parar que isso aconteça. Muita gente continuo depois dessas afirmações suas. A diferença está no que elas acreditam e no que elas perseguem. Eu quero felicidade sem depender de ninguém pra isso e vc?

    ResponderExcluir
  2. *. Realmente a vida é um livro sem respostas, se você for perceber tudo o que interage na nossa vida de aprendizagem, é destino e as vezez é apenas vc saber enchergar além das dificuldade, qndo se trata de dor e felicidade, o buraco é mais fundo mais ele não tem fim, porq se vc for perceber aquele vazio imenso, só se preenche qndo vc saber se olhar, e todas coisas que vc disse, são mto interessante, não há pessoas a procura da felicidade e sim da esperança, mas qndo vc sabe unir os dois, é a hora que vc aprende a si conhecer.

    Putttt, BOMMMM demais esse texto!
    Ta de parabens!
    Abração!!!

    ResponderExcluir